terça-feira, 21 de abril de 2009

Homenagem à Mulher que Faz a Diferença

8 de março

Dia Internacional da Mulher

Homenagem à Mulher que Faz a Diferença

Wangari Maathai 

e o Movimento Cinturão Verde

Mulheres quenianas recuperam meio ambiente e constroem a Paz

 As árvores de grandes regiões do Quênia foram substituídas por lavouras e pastagens comerciais, como ocorre agora na Amazônia.

O desflorestamento destruiu boa parte da biodiversidade e reduziu a capacidade das florestas de conservar água, um recurso bastante escasso na região.

Wangari Maathai disse que isso foi porque “O nosso povo foi historicamente persuadido a acreditar que, por ser pobre, também não tinha conhecimento e capacidade para enfrentar os seus próprios problemas. E esperavam soluções de fora”.

Para mudar isso, Wangari Maathai conscientizou e organizou grupos de mulheres. Elas plantaram mais de 30 milhões de árvores, o que gerou emprego, combustível, comida, abrigo, melhorou o solo e ajudou a manter as reservas de água.

A sua militância pacífica pela recuperação ambiental das florestas africanas foi reconhecida mundialmente em dezembro de 2004 quando ela recebeu em Oslo, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz.

“Plantem pelo menos dez árvores!”

A presidente do Movimento Cinturão Verde www.greenbeltmovement.org

faz uma conta. Como cada pessoa emite gás carbônico, ela necessitaria plantar pelo menos dez árvores para zerar o seu impacto ecológico no planeta.

Wangari Maathai e as mulheres do Movimento Cinturão Verde tentam banir do Quênia as sacolas de plástico finas, pois seu descarte tem alto impacto ambiental, mas elas podem ser substituídas por sacolas reutilizáveis. 

No Japão, ela está engajada em uma campanha chamada MutaiNai para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar e agradecer pelos recursos naturais.

Por onde anda, a professora do Quênia dedica a sua vida à construção de uma paz ecológica.


Árvore: Símbolo de Paz

 

Em diversas comunidades africanas, ainda sobrevive uma antiga tradição.

Quando há um conflito, a pessoa mais velha planta uma árvore entre os dois lados em disputa.

Este cerimonial sinaliza o início da reconciliação entre as partes.

Família Humana precisa compartilhar recursos

Na África, relata Wangari, existem muitos conflitos por recursos naturais escassos e degradados. As pessoas lutam pelo que restou de terra, água, pastos e florestas. Para resolver estes graves conflitos, que estão gerando milhões de refugiados ecológicos em todo o planeta, a professora do Quênia defende uma consciência cada vez maior sobre três questões: sensibilidade ambiental, um bom governo democrático e paz. 

A família humana, na avaliação da Prêmio Nobel da Paz de 2004, tem que enfrentar um fato muito grave: o meio ambiente é fundamental para alcançar a paz. Quando ele está degradado, as pessoas sofrem, pois não têm os recursos necessários para sobreviver. É preciso compartilhar os recursos naturais de forma eqüitativa para reverter a distribuição injusta de recursos que atualmente existe no mundo.  

 “Nós plantamos árvores para proteger o solo, prevenir a erosão, fazer as pessoas entenderem que a terra é um recurso natural importante. Quando o vento e a água produzem erosão, a terra está perdida para sempre. Mostramos para as pessoas que o solo onde elas plantam é fundamental para ter boas colheitas.”, ressalta Wangari.


Uma carreira de conquistas 

A professora Wangari Muta Maathai nasceu em 1940 na cidade de Nveri, no Quênia, e foi a primeira mulher a obter um título de Doutora no Leste e no Centro da África. Em 1964 ela graduou-se em Ciências Biológicas em uma universidade no Kansas (EUA). Dois anos depois concluiu o mestrado na Universidade de Pittsburgh. Depois de realizar o doutorado na Alemanha, Wangari obteve Ph.D na Universidade de Nairobi onde lecionou anatomia animal. 

De 1976 a 1987, Wangari participou ativamente do Conselho Nacional da Mulher do Quênia onde começou a mobilizar grupos de mulheres em torno da campanha para o plantio de árvores. Mais de 30 milhões de árvores já foram plantadas através do Movimento Cinturão Verde.  

Atualmente, a Prêmio Nobel da Paz 2004 é vice - Ministra do Meio Ambiente do Quênia.

http://ecoamigos.wordpress.com/2007/10/20/wangari-maathai-plantando-a-paz-nas-florestas-da-africa/ 

1. Quais são os Recursos Naturais imprescindíveis à Vida do Planeta Terra? Descreva e explique. 

2. Por que os Recursos Naturais estão diminuindo assustadoramente no mundo todo? Explique. 

3. Quais são as conseqüências locais da diminuição dos Recursos Naturais? Descreva e explique.

4. Quais são as conseqüências globais da diminuição dos Recursos Naturais? Descreva e explique. 

5. De que modo a Wangari Maathai contribuiu para a Paz se o Projeto dela era de plantar árvores? 

6. Qual é a situação dos Recursos Naturais em Ratones? Descreva e explique. 

7. Que riscos os Recursos Naturais de Ratones correm? Descreva e explique. 

8. O que qualquer pessoa pode fazer na prática para contribuir para preservar os Recursos Naturais do Planeta Terra? 

9. Qual é o caminho para a realização da mulher na sua vida? 

10. O que o Brasil e a África tem em comum?

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom