8 de março
Dia Internacional da Mulher
Homenagem à Mulher que Faz a Diferença
Wangari Maathai
e o Movimento Cinturão Verde
Mulheres quenianas recuperam meio ambiente e constroem a Paz
Para mudar isso, Wangari Maathai conscientizou e organizou grupos de mulheres. Elas plantaram mais de 30 milhões de árvores, o que gerou emprego, combustível, comida, abrigo, melhorou o solo e ajudou a manter as reservas de água.
A sua militância pacífica pela recuperação ambiental das florestas africanas foi reconhecida mundialmente em dezembro de 2004 quando ela recebeu em Oslo, na Noruega, o Prêmio Nobel da Paz.
“Plantem pelo menos dez árvores!”
faz uma conta. Como cada pessoa emite gás carbônico, ela necessitaria plantar pelo menos dez árvores para zerar o seu impacto ecológico no planeta.
No Japão, ela está engajada em uma campanha chamada MutaiNai para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar e agradecer pelos recursos naturais.
Árvore: Símbolo de Paz
Em diversas comunidades africanas, ainda sobrevive uma antiga tradição.
Família Humana precisa compartilhar recursos
A família humana, na avaliação da Prêmio Nobel da Paz de 2004, tem que enfrentar um fato muito grave: o meio ambiente é fundamental para alcançar a paz. Quando ele está degradado, as pessoas sofrem, pois não têm os recursos necessários para sobreviver. É preciso compartilhar os recursos naturais de forma eqüitativa para reverter a distribuição injusta de recursos que atualmente existe no mundo.
“Nós plantamos árvores para proteger o solo, prevenir a erosão, fazer as pessoas entenderem que a terra é um recurso natural importante. Quando o vento e a água produzem erosão, a terra está perdida para sempre. Mostramos para as pessoas que o solo onde elas plantam é fundamental para ter boas colheitas.”, ressalta Wangari.A professora Wangari Muta Maathai nasceu em 1940 na cidade de Nveri, no Quênia, e foi a primeira mulher a obter um título de Doutora no Leste e no Centro da África. Em 1964 ela graduou-se em Ciências Biológicas em uma universidade no Kansas (EUA). Dois anos depois concluiu o mestrado na Universidade de Pittsburgh. Depois de realizar o doutorado na Alemanha, Wangari obteve Ph.D na Universidade de Nairobi onde lecionou anatomia animal.
De 1976 a 1987, Wangari participou ativamente do Conselho Nacional da Mulher do Quênia onde começou a mobilizar grupos de mulheres em torno da campanha para o plantio de árvores. Mais de 30 milhões de árvores já foram plantadas através do Movimento Cinturão Verde.
Atualmente, a Prêmio Nobel da Paz 2004 é vice - Ministra do Meio Ambiente do Quênia.
http://ecoamigos.wordpress.com/2007/10/20/wangari-maathai-plantando-a-paz-nas-florestas-da-africa/
1. Quais são os Recursos Naturais imprescindíveis à Vida do Planeta Terra? Descreva e explique.
2. Por que os Recursos Naturais estão diminuindo assustadoramente no mundo todo? Explique.
3. Quais são as conseqüências locais da diminuição dos Recursos Naturais? Descreva e explique.
5. De que modo a Wangari Maathai contribuiu para a Paz se o Projeto dela era de plantar árvores?
6. Qual é a situação dos Recursos Naturais em Ratones? Descreva e explique.
7. Que riscos os Recursos Naturais de Ratones correm? Descreva e explique.
8. O que qualquer pessoa pode fazer na prática para contribuir para preservar os Recursos Naturais do Planeta Terra?
9. Qual é o caminho para a realização da mulher na sua vida?
10. O que o Brasil e a África tem em comum?
Um comentário:
ler todo o blog, muito bom
Postar um comentário