quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente 

Dia 05 de junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. No que deveríamos pensar nesse dia? Nos bichos em extinção? Na emissão de gases do Efeito Estufa que estão causando graves alterações climáticas?

Realmente há muitas questões a ser pensadas e seria importante que todas as pessoas do mundo tivessem muito mais consciência sobre os problemas ambientais. Só que, no fundo no fundo, o que faz mesmo a diferença são atitudes simples que todos podem ter no seu cotidiano.

Tem coisas que todos fazemos todos os dias e que causam impactos ambientais. Por exemplo: usamos energia. E a produção de energia causa grande impacto na Natureza, principalmente aqui no sul, porque é feita a partir da queima do carvão, nas famosas termelétricas. Todos sabem que a poluição do carvão é gravíssima, pois solta gases do efeito estufa, enxofre e um monte de fuligem que suja gravemente o ar que respiramos.

Outro exemplo: o lixo. Todas as pessoas do mundo estão produzindo lixo todos os dias, uns mais, outros menos. Só que somos mais de seis bilhões de pessoas e o lixo de todos nós está se acumulando em montanhas cada vez maiores. Algumas são gigantescas, medem vários quilômetros de perímetro e várias dezenas de metros de altura. Além de produzir gases que sujam a atmosfera, este lixo também produz chorume, um líquido extremamente tóxico que escorre e contamina a terra e as águas subterrâneas. O fato é que não dá mais para ocupar um espaço precioso com montanhas de lixo. Nossa ilha, por exemplo, desativou seu lixão interno. Agora, a prefeitura tem que pagar para que todo o lixo que produzimos seja levado e jogado em outro município. E isso custa muito caro!

O terceiro exemplo é a água. A Casan pega um rio e coloca ele inteiro dentro de um cano só para que possamos ter água na região central de Florianópolis. E a água do norte da ilha vem do aqüífero dos Ingleses, e a do sul da Lagoa do Peri. Em resumo, todos esses mananciais estão se esgotando e estão também ameaçados pela retirada das matas ciliares, pela poluição do esgoto, pelo lixo e pelo desperdício.

Então, o que cada um de nós pode fazer para contribuir para diminuir esses problemas? É básico:

Economizar energia.

Economizar água.

Separar os materiais descartados para a coleta seletiva.

 

Essas são ações simples que cada um/a pode fazer no seu dia a dia.

Desse modo cada um/a faz a sua parte.

Isso é o mais importante! Você faz a diferença!

 

Prof. Ricardo Levi

NTE Rádio Web

04 de junho de 2009

Nenhum comentário: